Fábio Akita

A lição financeira mais importante. Mesmo não sendo rico, estude desde cedo as formas de:

  1. abrir uma holding com objetivo de administrar imóveis

  2. abrir conta de banco em país offshore em nome de empresa LLC

O objetivo: que sua pessoa física, na declaração de IRPF, seja o mais "pobre" quanto possível, e todos os seus bens e patrimônio estejam embaixo de empresas, pessoas jurídicas, de preferência fora do país.

Nunca compre sua casa própria no seu próprio nome. Primeiro, numa separação, você perde. Segundo, se conseguir manter até ficar velho, quando morrer seus herdeiros vão ser obrigados a pagar um imposto absurdo pra receber de herança. Terceiro, se no meio do caminho decidir alugar, a menos que sonegue, vai ser obrigado a pagar quase 30% de imposto sobre o aluguel.

No começo você ganha pouco, todo seu salário vai ser pra pagar contas, mas à medida que evoluir na carreira, vá dolarizando. Disciplina: um pouco toda vez. Mas não abra conta num banco dos EUA no seu próprio nome. Procure um contador nos EUA, abra uma LLC, e abra uma conta de banco em nome da LLC. Com a LLC aberta, depois você pode abrir um CNPJ pra essa LLC aqui no Brasil e comprar imóveis embaixo dela.

No futuro, quando acumular um patrimônio suficiente, agora estude sobre offshore. Mova seu patrimônio pra uma offshore. É a melhor coisa a se fazer pra se manter protegido.

E não se afobe. Com 20, talvez nem com 30 anos direito você consiga fazer isso, sem disciplina e sem o estudo correto. Não acredite em uma única pessoa. Consulte mais de uma, contraste os aprendizados. Não bote todos os ovos num lugar só. Leia as leis direto no site da Receita e lugares oficiais.

Não se afobe de querer comprar uma casa muito cedo. Compre, mas depois que souber como fazer isso direito. Porque depois, pra mover um imóvel da pessoa física, pra jurídica, custa MUITO caro. Existe uma coisa idiota que inventaram chamada ITBI: Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que é uma PORCENTAGEM em cima do valor do imóvel só pra carimbar alguns formulários. Você quer fugir desse imposto como o diabo foge da cruz.

IMHO, comunhão total de bens é uma abominação que não deveria existir. e todo cartório, se não falar nada, vai fazer casamento e união estável POR DEFAULT com comunhão parcial de bens. O DEFAULT deveria ser separação total de bens. Você muda se quiser.

Não julgo quem tem motivos pra escolher outra opção. cada um é cada um. Hoje em dia não é fácil de justificar comunhão. mas existem os casos onde o casal realmente trabalhou junto e portanto é meio a meio. é justo. mas só a partir do momento em que começaram a trabalhar juntos.

Nada justifica dar acesso ao patrimônio que você conseguiu sozinho no passado (que é o que significa comunhão total). É simplesmente flexing e ego, testosterona pura. não há justificativa objetiva pra isso.

  • Atualização: não subestimem, é muito possível que é a Maira que é mais rica do que o Primo. Ela é quem deveria se proteger.

Fábio Akita - Dicas Financeiras
— Linkedin
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7098670331350925312/