Como responder

C

As guerras são causadas não pelo modo de dizer, mas pelo modo de responder. Falar é uma atividade de alto risco, afinal quem nunca falou uma besteira? — Mas recai sobre aquele que ouve a besteira a responsabilidade de como responder. E como você se sai ao fazer isso?

Responder como uma raquete

Image uma raquete rebatendo a bola. A medida que a bola encosta nas grades de nylon da raquete toda a energia do impacto é absorvida. Então, a raquete devolve toda a energia na bola que muda bruscamente de direção e volta para o lugar de onde veio.

Similarmente, quando alguém fala é como se lançasse em nós uma bola. Responder é como devolver a bola. Mas responder como uma raquete não é a coisa mais agradável de se fazer. Afinal, você devolve na pessoa toda a energia que ela lançou em você. Você coloca a pessoa no lugar dela, devolvendo ela para o lugar de onde veio, por assim dizer.

Esse tipo de ambiente é propício para brigas e gritaria. Já conhecemos bem as trocas de farpas entre Donald Trump e Kim Jong Un. Por outro lado, o bom ouvinte é pacificador.

Como responder

Agora pense em como um jogador de basquete recebe a bola. Ele a amortece com seus braços e não devolve imediatamente, mas ele trabalha a bola. Pensa no jogo, decide o que vai fazer.

Ao receber a bola — isto é, ouvir o que a pessoa fala — você também pode amortecer as palavras por perceber as ideias por detrás. Pode dialogar, argumentar e então decidir como responder. Perceba que você não devolve a bola com a energia com que ela veio, mas aplica nela a sua própria energia, que pode ser calma e pacífica.

Não faça como a raquete, mas como um jogador de basquete.

Você pode contribuir com a paz na comunicação. Aceite o que foi dito, pense no jogo diálogo, decida como responder. Parabéns! Você evitou uma guerra.

Sobre o autor

Sergio Cabral

Entusiasta pelo estudo livre do comportamento humano.

Comentar

Por Sergio Cabral
Uma pessoa que passa pouco tempo pensando em Jeová e em Jesus não consegue manter uma fé forte. (w15 15/10 pp. 23-27 § 13, 14)

Artigos

Atividades

outubro 2019
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Sergio Cabral

Rosana Cabral