Como responder

C

As guerras são causadas não pelo modo de dizer, mas pelo modo de responder. Falar é uma atividade de alto risco, afinal quem nunca falou uma besteira? — Mas recai sobre aquele que ouve a besteira a responsabilidade de como responder. E como você se sai ao fazer isso?

Responder como uma raquete

Image uma raquete rebatendo a bola. A medida que a bola encosta nas grades de nylon da raquete toda a energia do impacto é absorvida. Então, a raquete devolve toda a energia na bola que muda bruscamente de direção e volta para o lugar de onde veio.

Similarmente, quando alguém fala é como se lançasse em nós uma bola. Responder é como devolver a bola. Mas responder como uma raquete não é a coisa mais agradável de se fazer. Afinal, você devolve na pessoa toda a energia que ela lançou em você. Você coloca a pessoa no lugar dela, devolvendo ela para o lugar de onde veio, por assim dizer.

Esse tipo de ambiente é propício para brigas e gritaria. Já conhecemos bem as trocas de farpas entre Donald Trump e Kim Jong Un. Por outro lado, o bom ouvinte é pacificador.

Como responder

Agora pense em como um jogador de basquete recebe a bola. Ele a amortece com seus braços e não devolve imediatamente, mas ele trabalha a bola. Pensa no jogo, decide o que vai fazer.

Ao receber a bola — isto é, ouvir o que a pessoa fala — você também pode amortecer as palavras por perceber as ideias por detrás. Pode dialogar, argumentar e então decidir como responder. Perceba que você não devolve a bola com a energia com que ela veio, mas aplica nela a sua própria energia, que pode ser calma e pacífica.

Não faça como a raquete, mas como um jogador de basquete.

Você pode contribuir com a paz na comunicação. Aceite o que foi dito, pense no jogo diálogo, decida como responder. Parabéns! Você evitou uma guerra.

Sobre o autor

Sergio Cabral

Entusiasta pelo estudo livre do comportamento humano.

Comentar

Por Sergio Cabral
As palavras nos fazem pensar. Uma melodia nos faz sentir. Quando combinamos as duas coisas, temos uma música capaz de tocar o nosso coração. (w17 novembro pp. 3-7 Cante de coração!)

Artigos

Atividades

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Sergio Cabral

Rosana Cabral