Como dizer não

C

Como dizer não e sair ileso dessa? Pense numa situação hipotética onde você precisa parar um carro…

  • Primeira opção, você se se projeta na frente do carro imaginando que o motorista terá consideração pela sua pessoa e vai pisar no freio,
  • Segunda opção, você pede carona, o motorista pára, você entra no carro, vocês conversam enquanto ele dirige, depois de uma boa conversa, você sugere uma parada para o almoço, diz que é por sua conta, vocês param, a conversa continua… — Mas o ponto é: o carro já está parado.

Quando precisamos convencer uma pessoa a fazer o oposto do que ela já decidiu, ou seja, negar a impulsividade dela. Como dizer não? Você segue qual opção? A ideia é não discutir, mas conversar e seguir com a amizade.

  • Na primeira opção, você expressa imediatamente seus argumentos que vão de encontro com os da pessoa. Talvez ela pare, ou não. Mas daí surge o chamado “climão” que deixa tudo mais difícil. A amizade até muda depois disso. Se você tentar conversar sobre o assunto a pessoa não dá mais abertura para isso.
  • Na segunda opção, você entra na ideia dela, se empolga junto com ela e em um dado momento chama ela pro seu lado, talvez falando algo como “você falando assim me fez pensar no seguinte…” e apresenta o seu argumento de uma forma não invasiva.

Sabendo Como dizer não

Saber como dizer não é como não bater de frente. É como você estar sem o seu carro próprio, sem seus argumentos, mas você entra no carro da pessoa, pensa como ela, mostra empatia, é um bom ouvinte. Convence ela a parar o carro, ou quando não for possível, mudar a direção. Mas a todo o momento quem tem as mãos no volante é a pessoa. Você não foi invasivo.

Sobre o autor

Sergio Cabral

Entusiasta pelo estudo livre do comportamento humano.

Comentar

Por Sergio Cabral
As palavras nos fazem pensar. Uma melodia nos faz sentir. Quando combinamos as duas coisas, temos uma música capaz de tocar o nosso coração. (w17 novembro pp. 3-7 Cante de coração!)

Artigos

Atividades

outubro 2019
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Sergio Cabral

Rosana Cabral